Ezequiel Morales vence o Ironman Brasil 2012

Ezequiel Morales conquistou, no domingo (28/05), o Ironman Brasil 2012 ao completar os 3,8 km de natação, 180,3 km de ciclismo e 42,2 km de corrida com o tempo de 8h22min40. Ezequiel triunfou pela primeira vez na competição, uma das maiores em sua vitoriosa carreira.



A prova foi disputada em Florianópolis (Santa Catarina), com largada e chegada em Jurerê Internacional, no Clube Doze de Agosto. Esta é a principal prova do calendário nacional e única seletiva da América Latina para o Mundial Ironman, no Havaí. O evento atraiu milhares de pessoas nas ruas da Capital catarinense. Estiveram em jogo 150 mil dólares de premiação dividida entre os oito melhores colocados na elite masculina e feminina, que somam pontos no ranking classificatório para o Mundial de Kona, no Havaí, e 50 vagas para amadores.


O Ironman Brasil 2012 reuniu mais de 2 mil triatletas em Florianópolis. A largada ocorreu às 7h. Os competidores entraram no mar logo após o nascer do sol. Neste ano o Ironman teve uma de suas mais disputadas provas. Seja no masculino ou no feminino, a decisão acabou acontecendo nos últimos quilômetros da maratona, confirmando a força da prova.

Os triatletas impuseram um ritmo forte desde o começo. Terceiro colocado em 2010, o brasileiro Santiago Ascenço assumiu a ponta no ciclismo, seguido pelo estreante Igor Amorelli, e esteve à frente durante grande parte da prova, mas acabou sendo superado por Ezequiel nos últimos cinco quilômetros. Com o esforço, o brasileiro não conseguiu reagir e o argentino Ezequiel seguiu para sua primeira vitória no evento e, sem dúvida, uma das maiores de sua carreira.


“Bati na trave muitos anos e sabia que seria minha última chance, pois estou com 38 anos e no final de carreira. Estou feliz por ter conseguido”, afirmou o vencedor.

“A partir do km 30 da corrida eu busquei forças não sei de onde para buscar a vitória, pois estava sentindo muita dor. Era tudo ou nada e, felizmente, deu tudo certo”, completou emocionado ao lado da mulher Maria Soledad Omar, também triatleta, que deixou de competir neste ano para dar suporte ao marido.

Vencedor do Ironman Wisconsin 2011 e do Ironman Brasil 70.3 2010, Ezek é um dos triatletas mais consistentes do cone sul.

Em Kona (Havaí-2010), ele marcou a terceira melhor maratona do dia, perdendo somente para os australianos Craig Alexander e Pete Jacobs. Em 2010, Ezek fez sua melhor marca nos 42km de corrida em Floripa: 2h47min.

Neste ano, Ezequiel Morales fez o melhor pedal de sua carreira em um Ironman: 4h34min.

“Sabia que poderia pagar um preço alto na corrida, mas tive que arriscar um pedal forte, caso contrário não poderia esperar nada além dos resultados que já tive no passado”, disse Ezequiel.

Na disputa do feminino, a vitória ficou com a belga Sofie Goos, com o tempo de 9h17min43. Confira abaixo os resultados:

Masculino:

1) Ezequiel Morales (ARG), 08h22min40

2) Santiago Alves Ascengo (BRA), 08h25min32

3) Igor Amorelli (BRA) 08h28min58

4) Guilherme Valenza Manocchio (BRA), 08h29min36

5) Lucas Cocha (ARG) 08h30min33

Feminino:

1) Sofie Goss (BEL), 9h17min42

2) Kim Loeffer (EUA), 9h20min50

3) Vanessa Gianinni (BRA), 9h23min49

4) Sara Gross (CAN), 9h35min08

5) Ariane Monticeli (BRA), 9h39min35

Ezequiel Morales, em sua carreira como triatleta, deu um grande passo ao decidir emigrar da Argentina para morar no Brasil no ano de 2003, motivo do seu afã de crescimento e a persistênca em procurar novos horizontes e nível mais competitivo. Obteve vários títulos aqui no Brasil, como pode ser visto aqui >.

Um comentário para “Ezequiel Morales vence o Ironman Brasil 2012”

  1. Os altos tempos da corrida podem ser explicados pela intensidade do ciclismo. E é aí que mora o grande mérito de Ezequiel Morales. Ele cravou o melhor pedal da carreira e conseguiu sustentar uma boa maratona. Quando Craig Alexander bateu o recorde de Kona no ano passado, ele não fez sua melhor corrida. Ele fez sue melhor pedal e conseguiu sustentar uma corrida consistente. Foi o que Ezek fez e o que Santiago arriscou fazer para chegar à vitória. Santiago ainda teve o mérito de fazer sua melhor natação em Floripa, o que também o levou ao melhor resultado de sua vida na Ilha.

Deixe um comentário